01/12/2011

Tristania: (Discografia)

    O Tristania é uma banda de gothic metal fundada na Noruega no ano de 1996, por Morten Veland, Einar Moen e Kenneth Olsson, logo em seguida vieram Rone Ostherhus, Anders Hidle e a vocal feminina Vibeke Stene. O som da banda geralmente é classificado como death/doom.

    A História começa em Stavanger, na Noruega exatamente no ano de 1996, com Einar Moen (sintetizador), Kenneth Olsson (bateria) e Morten Veland (guitarra e vocal). Moen e Veland tinham decidido sair da banda de que faziam parte, chamada Uzi Suicide, em seguida fizeram com que Olsson se unisse a eles em um novo projeto. Logo após, Rune Østerhus (baixo) e Anders Hoyvik Hidle (guitarra) também se uniram ao projeto que agora estava com uma proposta musical voltada para o Doom/Gothic Metal. Estava quase formado o Tristania.
    Depois de alguns meses dedicados para as próprias composições, o Tristania preparava-se para entrar em estúdio. Mas algo ainda faltava: o vocal feminino. Poucas semanas antes das gravações, Vibeke Stene foi apresentada à banda, e sua voz harmoniosa encaixou-se com perfeição nas músicas. O Tristania estava pronto para o primeiro trabalho da carreira.
    Em maio de 1997, o CD independente de estréia saiu com 500 cópias para divulgação entre as gravadoras, rádios, revistas e jornais. Uma pequena parte foi vendida pelos próprios integrantes para ajudar a cobrir despesas com a produção. A reação da imprensa superou a expectativa, e Vibeke foi convidada para integrar o Tristania definitivamente. No mesmo ano, esta demo chegou até a gravadora Napalm Records, que não hesitou em fechar contrato com a nova banda, em seguida a demo foi regravada com mais qualidade. 

                                 TRISTANIA 1997
                                                  DOWNLOAD   


     A banda recebeu boas críticas por toda a Europa, e após alguns meses Moen e Veland estavam com as canções prontas, e antes do fim de 1997, e o primeiro álbum official intitulado, Widow's Weeds foi gravado, sendo lançado no começo do ano seguinte. 
    Widow's Weeds é um álbum de metal sinfônico com influências de doom metal, rock gótico, death metal, música erudita e black metal. Foram essenciais para o álbum dois convidados especiais. Atualmente um membro regular da banda, Østen Bergøy (Morendoes) contribuiu com os vocais masculinos limpos na canção "Angellore". Os violinos foram tocados por Pete Johansen (The Scarr), que contribuiu também em outros álbuns do Tristania.

                              WINDOW'S WEEDS 1998
                                                DOWNLOAD


    Em 1999 sai o álbum, Beyond The Veil que é considerado por muitos, como um dos grandes álbuns de Metal de todos os tempos. Foi com este trabalho que o Tristania conquistou definitivamente o público. Com a qualidade inconfundível de suas faixas, o CD atingiu em cheio os amantes do emergente Gothic Metal e a banda surgiu na cena mundial como uma revelação da música norueguesa.

                         BEYOND THE VEIL 1999
                                                 DOWNLOAD


    No fim do ano de 2000, Morten Veland saiu da banda devido a diferenças pessoais e montou uma outra banda de doom metal, o Sirenia.
    E em 2001 sai o terceiro álbum intitulado World of Glass, que foi gravado em um estúdio na França. Devido à ausência de um substituto definitivo para Veland, Ronny Thorsen (Trail of Tears) contribuiu nos vocais extremos, enquanto Jan Kenneth Barkved e Østen Bergøy contribuíram com vocais limpos. Por sua vez, Pete Johansen participou com os violinos.

                          WORLD OF GLASS 2001
                                                   DOWNLOAD


    O Tristania voltou aos estúdios em 2004 para gravar Ashes. O novo álbum traz nove faixas inéditas e conta com a produção de Børge Finstad e arte gráfica de Christian Ruud. A música Equilibrium foi escolhida para a divulgação e também se tornou o primeiro clipe da banda.
    Lançado em janeiro de 2005, Ashes é um trabalho sofisticado e com ótimos arranjos, o que se tornou característica da discografia do Tristania. Em abril, a banda lança o videoclipe da faixa Libre, gravado na Suécia. Em junho, o guitarrista Svein Terje Solvang, que já atuava como músico de apoio, é efetivado como membro da banda. 

                                    ASHES 2005
                                                DOWNLOAD


    Em 2006, o vocalista Kjetil que fazia o vocal extremo deixa a banda, sem muitos motivos, mas sem ressentimentos com a banda. Para o novo álbum a banda contou com a participação de Vorph, vocalista da banda Samael, banda de black metal da Suíça.
 
    Em janeiro de 2007 sai o álbum, Illumination. Este trabalho segue a linha de Ashes, no qual as onze músicas destacam o peso das guitarras e os vocais guturais, mesclado com breves passagens de sintetizadores e corais. Os destaques são as faixas Mercyside e Deadlands.

    No final de fevereiro, a banda anuncia em seu site oficial o desligamento de Vibeke Stene, com uma nota oficial citando que Vibeke deixou a banda por iniciativa própria e questões pessoais. E em outubro o Tristania anuncia oficialmente sua substituta, apresentando assim Mariangela Demurtas, esta italiana de 28 anos era a nova "front woman" da banda norueguesa. Mariangela, apelidada de Mary, teve passagens em outras bandas menos expressivas e tornou-se membro do Tristania ao enviar uma demo para ser avaliada, e assim acabou sendo escolhida pela própria banda e produtores.

                            ILLUMINATION 2007
                                                 DOWNLOAD


     Em maio de 2008, o guitarrista Svein Terje deixa o Tristania. E a banda realiza sua turnê com Anders [Hidle] como único guitarrista. Assim a banda toca em vários festivais na América do Sul, México e no Monsters of Rock na República Checa. Em seguida o baixista Ole Vistnes (Zerozonic), passou a se tornar um membro permanente da banda, ainda em 2008. Vistnes acabou sendo uma das mentes criativas da banda e é agora um dos principais compositores.

    Em 2009, Gyri Smordal Losnegaard (Octavia Sperati) assumiu o papel de segundo guitarrista, e logo em seguida o baterista Lie Tarald (Diabla) seguiu seu exemplo. O vocalista Østens Bergøy tornou-se incompatível com os futuros esforços musicais da banda, assim o Tristania decidiu solicitar o amigo de longa data e vocalista Kjetil Nordhus (Trail of Tears, Green Carnation) para se juntar a banda de forma permanente.

     Em 2010 a banda a anuncia seu novo álbum Rubicon, o disco é gravado durante os primeiros meses de 2010 em diversos estúdios na Noruega. Como nos lançamentos anteriores, Rubicon congratula-se com uma série de músicos convidados, com notáveis contribuições como, Østen Bergøy nos vocais e um reencontro com a fantástica performance do violino de Pete Johansen.
    Destaques para as faixas Year of the Rat (canção que abre o disco),  Protection, Patriot Games, The Passing, Vulture e Illumination.

                                  RUBICON 2010
                                       DOWNLOAD

  
    Em 2010 o Tristania acabou apresentando um produto sólido e forte em suas mãos, re-surgindo com uma nova confiança e vitalidade.

    Hoje o Tristania é considerado uma das precursoras de seu estilo, surgindo a partir dela, várias outras, principalmente da Noruega, que traçam o mesmo perfil musical, e assim o Tristania acabou tornando-se uma referência para bandas do mundo todo.



Outros álbuns do Tristania para download:

- Angina - Single (1999) -  DOWNLOAD
- Widow's Tour/Angina (1999) - DOWNLOAD
- Midwintertears/Angina - EP - (2001) - DOWNLOAD


Gênero: Gothic /Doom
Origem: Noruega
Periodo em atividade: 1996 - Atualmente


Integrantes:
    
Mariangela Demurtas - vocal
Einar Moen - Teclado
Anders Høyvik Hidle - Guitarra e Vocal Gutural
Ole Vistnes - Baixo
Tarald Lie - Bateria
Gyri Smørdal Losnegaard - Guitarra
Kjetil Nordus - Vocal

                         Ole, Anders, Gyri, Tarald, Mariangela, Kjetil.


     "Para quem ainda não conheçe o trabalho do Tristania, mais quer conheçer, é só dar uma curtida neste video da musica Year of the Rat do álbum Rubicon de 2010."


Nenhum comentário:

Postar um comentário