26/06/2011

Creedence Clearwater Revival: (Discografia)

   Em setembro de 1959, John Fogerty, Doug Clifford e Stu Cook formam o The Blue Velvets, o grupo mais tarde também contaria com a presença de Tom Fogerty, que entra como cantor e muda o nome da banda para Tommy Fogerty and The Blue Velvets. 
   Após assinarem contrato com a gravadora Fantasy Records  o nome do grupo muda novamente, agora para The Golliwogs, mas é em 1967 que eles adotam o nome que ficaria marcado para sempre na historia do Rock and Roll, o Creedence Clearwater Revival.
 


   Em 24 de dezembro de 1967, sob a influência de Saul Zaentez, novo manda-chuva da Fantasy Records, eles decidem então começar com algo totalmente novo, tornando-se profissionais. 
   A banda vem então com um novo estilo de canção, definido por John Fogerty que como cantor e compositor passou a ser o centro da banda.

   Em junho de 1968 é lançado o primeiro disco, que leva o nome da banda e já dá ao grupo um disco de ouro, nele destacam-se canções como Ta Suzie Q, I Put a Spell On You e Walk On the Water, que foram lançadas também em compactos.
                  
                   Creedence Clearwater Revival 1968
                                                 DOWNLOAD
 
  
   Em janeiro de 1969 é lançado o segundo álbum, Bayou Country que ganha disco de platina, também é lançado o compacto "Proud Mary/Born on the Bayou", que além de ganhar disco de ouro lança o grupo para uma carreira mundial de sucesso.
                          
                          BAYOU COUNTRY 1969
                                                 DOWNLOAD

  
   Em abril do mesmo ano são lançados os compactos, "Bad Moon Rising/Lodi" e "Green River/Commotion" que saem no terceiro álbum, ambos recebem disco de ouro. O terceiro disco Green River, também recebe disco de platina
                             
                              GREEN RIVER 1969
                                                 DOWNLOAD

   
   O compacto "Down On the Corner/Fortunate Son" é lançado e o Creedence ganha o quarto disco de ouro. No final do ano é lançado o quarto disco, Willy and The Poorboys, que para variar recebe disco de platina,  no mesmo ano a banda marcou sua presença no festival de Woodstock, fazendo grande apresentação.
                  
                WILLY AND THE POORBOYS 1969
                                                 DOWNLOAD


   
   Os compactos "Travellin' Band/Who'll Stop the Rain" e "Up Around the Bend/Run Through the Jungle" são lançados em 1970 e também são discos de ouro.

   É lançado no mesmo ano o disco de maior sucesso da banda, Cosmo's Factory, que vende mais de três milhões de cópias, e ganha disco de platina, destaques para as faixas Before You Accuse Me, Travelin' Band, I Heard It Through the Grapevine e a balada Long As I Can See The Light.
                           
                       COSMOS'S FACTORY 1970
                                                 DOWNLOAD

   
   Ainda neste ano é lançado o sexto disco chamado Pendulum, que também foi disco de platina, o quinto do grupo. Neste álbum saem os clássicos Have You Ever Seen The RainHey Tonight e Molina. O ambiente no grupo, porém já não é dos melhores: dizem que Tom, Doug e Stu não concordam em ser apenas uma banda para John Fogerty.
                              
                                PENDULUM 1970
                                                 DOWNLOAD

  
   Em 1971 ainda são lançados alguns compactos como "Have You Ever Seen the Rain/Hey Tonight" que recebe disco de ouro, ao mesmo tempo em fevereiro do mesmo ano Tom Fogerty abandona o grupo para seguir carreira solo. Os outros decidem continuar como um trio, começando uma grande turnê pelos EUA e logo em seguida pela Europa, lançando os compactos "Sweet Hitch-Hicker / Door to Door", e "Someday Never Comes / Tearin' Up the Country" o primeiro ainda atinge o topo das paradas, mais o segundo acaba não fazendo  o mesmo sucesso dos anteriores, sendo o único que não ganhou disco de ouro.
   
    Em 1972 é lançado o último álbum, Mardi Gras, que também ganha disco de ouro. A obra mostra que o grupo está próximo da divisão, com Stu Cook e Doug Clifford compondo algumas das canções o que até então era papel exclusivo de John Fogerty.
                                  
                               MARDI GRAS 1972
                                                 DOWNLOAD


   Em 16 de outubro de 1972, a gravadora Fantasy Records anuncia oficialmente o fim de Creedence Clearwater Revival .


   Ao longo da carreira, entre singles e álbuns, o Creedence Clearwater Revival conquistou nove discos de ouro e sete discos de platina. 
   Em 1993 o Creedence Clearwater Revival foi introduzido no Rock and Roll Hall of Fame. Logo depois Stu Cook e Doug Clifford formaram o genérico Creedence Clearwater Revisited, e passaram a excursionar pelo mundo, como em 2006 quando estiveram em uma turnê pelo Brasil com a formação Revisited onde tocaram por uma semana, passando pelas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Bauru, São Paulo, Jaguariúna e Tubarão tocando antigos sucessos da banda original. 
   Após o fim do Creedence, Tom Fogerty foi quem teve mais êxito na carreira solo, reunindo em 1974 todos os membros da banda para participar das gravações do seu álbum solo Zephyr National.
              Tom Fogerty - Zephyr National 1974
                                       DOWNLOAD

                                   Álbum: Live at Woodstock-1969  
                                                  DOWNLOAD




Gênero: Roots Rock, Country Rock, Rock and Roll, Southem Rock
Origem: Estados Unidos
Periodo em atividade:1967 - 1972

Integrantes:
    
  John Forgety - guitarra e vocal
   Tom Forgety - guitarra e vocal
   Doug Clifford - bateria
   Stu Cook - baixo


                 Stu Cook, John Forgety, Doug Clifford, Tom Forgety

                    Creedence Clearwater Revival
                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário