27/06/2011

Cesar Oliveira & Rogério Melo: (Discografia)

   César Oliveira e Rogério Melo é a dupla de interpretes da música tradicional gaúcha de maior sucesso na atualidade, com carisma e perfeição interpretam com a maior fidelidade as tradições do Rio Grande do Sul.
   Amigos de muitos anos, criados juntos na cidade de São Gabriel, César Oliveira e Rogério Melo dividem o mesmo apreço pela arte e pelo folclore da pampa gaúcha. Honrar, valorizar e celebrar a força desta cultura é o objetivo de ambos.


   César Oliveira: 
   Um filho da fronteira, César Oliveira, o caçula dentre três irmãos, nasceu em 8 de dezembro de 1969 em Itaqui, cidade gaúcha que faz divisa com a Argentina. Porém, foi em São Gabriel, para onde se mudou aos dois anos e meio de idade, que viveu as melhores lembranças da infância e adolescência e onde iniciou a formação escolar e cultural, esta desenvolvida em CTGs.


   Rogério Melo: 
   Em 18 de maio de 1976, na cidade gaúcha de São Gabriel, nascia Rogério de Azambuja Melo, filho de Dalmir dos Santos Melo e Maria Inês de Azambuja Melo.Desde pequeno, Rogério demonstrava tendência e apreço a arte folclórica, a música e a cidade que lhe acolheu na infância e juventude e que até hoje representa um regresso a boas lembranças do passado. Foi ainda em São Gabriel que descobriu a música em suas variadas formas - prática, ritmo e expressão corporal. Aos 10 anos começou a tocar violão e ingressou na invernada do CTG Caiboaté.
  
    A dupla:
    A dupla atuava desde 2001 mais é em novembro de 2002 que César Oliveira e Rogério Melo finalmente firmam a dupla. Como marca do início do dueto fica o CD "Das Coisas Simples da Gente" e a música, "Pra Bailar de Cola Atada", que trouxe aos palcos a alegria e riqueza do cancioneiro campeiro do Rio Grande do Sul.

           DAS COISAS SIMPLES DA GENTE 2002
                                                 DOWNLOAD


    Em 2003, o álbum "Alma de Fronteira" reafirma a união e mostra a formação com os instrumentistas, Luciano Maia, Marcello Caminha e Diego Caminha.
                           
                      ALMA DE FRONTEIRA 2003
                                                 DOWNLOAD


    Em 2005 lançam os CD's "Retrato de Pampa e Invernada" e "Apaysanado" - este dedicado a obra do poeta Anomar Danúbio Vieira. 

        RETRATO DO PAMPA E INVERNADA 2005
                                                 DOWNLOAD

                             APAYSANADO 2005
                                                 DOWNLOAD


    O primeiro DVD - "Pátria Pampa" acompanhado de CD saiu em 2006. Diferente dos demais trabalhos da dupla, o projeto foi gravado ao vivo e mostrou em imagens aquilo de que retratam suas canções.
                             
                             PÁTRIA PAMPA 2006
                                                 DOWNLOAD

   
    Em 2007, após a saída de Luciano Maia e Diego Caminha, integram o grupo os instrumentistas Nielsen Santos, Maykell Paiva e Gilnei Oliveira. Lançam então o CD "O Campo" que antecipa também um DVD. As músicas são inéditas, a exceção de algumas regravações de canções nunca antes cantadas em dueto. A novidade é a grande variação de ritmos.
                                   
                                 O CAMPO 2007
                                                  DOWNLOAD


    Em 2009 lançaram o álbum Procedência, composto por dois discos: “Apegos e Anseios do meu Canto”, no qual César Oliveira interpreta canções de Rogério Villagran, e “Regional”, onde as composições de Anomar Danúbio Vieira recebem a interpretação de Rogério Melo. Como não poderia deixar de ser, César e Rogério cantam juntos em cinco faixas de cada um dos discos. “Apegos e Anseios do meu Canto” tem produção musical de Marcello Caminha e “Regional” de Luciano Maia.
                             
                             PROCEDÊNCIA 2009
                                    DOWNLOAD CD 1
                                    DOWNLOAD CD 2

    Em 2010 apresentaram pela gravadora ACIT, um novo trabalho o cd Cantiga para o meu chão. O repertório é composto por quinze músicas, algumas do início das carreiras de César e de Rogério e que foram gravadas pela primeira vez em dueto. Desta fase, destacam-se Serenata Campeira, uma típica valsa gaúcha, e o xote Coplas de Tosador. 
                 
              CANTIGA PARA O MEU CHÃO 2010
                                       DOWNLOAD

  
 
   Hoje César Oliveira & Rogério Melo são uns dos artistas mais reconhecidos no cenário cultural do sul do país. Extremamente vinculados à música terrunha têm um público cativo e crescente, o que coloca seus discos entre os mais vendidos do Estado.
   A cada trabalho, o dueto consolida seu prestígio perante a crítica, o mercado e seus admiradores e deixa uma marca indelével na história da música gaúcha. Em 2008, o Brasil também reconheceu ao talento de César Oliveira & Rogério Melo agraciando-os com o Prêmio TIM de Música de melhor dupla regional do país.
   O dueto sobe ao palco acompanhado de músicos com valorosa expressão e reconhecimento no Rio Grande do Sul e fora dele. Nos violões, Marcello Caminha e André Teixeira; na gaita botoneira, Edilberto Bérgamo; e no baixo, Gilnei Oliveira.

......Vou "tira" china mais linda pra bailar de cola atada
        E se não souber dançar ensino e não cobro nada
        Depois que meto o cavalo seja lá o que Deus quiser
        Pois sou do tempo que os "home" ainda gostavam de mulher.
 
                         



7 comentários:

  1. Nooossa... esta dupla carrega o rio grande na alma e cantam com o coração... Parabéns pelo sucesso!! Aguardamos vcs no dia 8 out. na 76ª Expofeira em nosso município Caçapava do Sul!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado amigos gaúchos! Adorei... Baixei todos e ficaram perfeitos. É um excelente site. Irão postar mais cds de bandas e duplas? Abraços e fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado amigos gaúchos! Adorei... Baixei todos e ficaram perfeitos. É um excelente site. Irão postar mais cds de bandas e duplas? Abraços e fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que site legal! Baixei todos os cds deles. Muito obrigado de coração...

    ResponderExcluir
  5. Pra quem curtiu o som dessa dupla, altamente recomendável que procurem também conhecer a dupla Abramo Machado e Felipe Araújo...eh mesmo estilo...mt bom. To procurando o DVD do César Oliveira e Rogério Melo, por torrent, mas tá difícil, se alguém conseguir, me avise!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Adoro eles, meus conterrâneos de São Gabriel! Muito bons esses dois!

    ResponderExcluir