23/04/2011

EPICA : (Discografia)

 Epica é uma banda holandesa de metal sinfônico, fundada logo após a saida de Mark Jansen do After Forever no final de 2002. A banda tem um vocal soprano e gutural, e suas letras retratam o amor, o ódio, a agonia, a revolta, a cultura, as religiões e o sentido da vida. No início o projeto, foi nomeado como Sahara Dust, a banda contou com Helena Michaelsen (ex Trail of Tears) como vocalista, logo depois ela abandonou o grupo dando lugar a uma, desconhecida mezzo-soprano, Simone Simons, na época namorada de Jansen. 
Assim a banda estava completa com o guitarrista Ad Sluijter, o baterista Jeroen Simons, o baixista Yves Huts e o tecladista Coen Janssen. Em 2003, ainda intitulada Sahara Dust, lançou a demo Cry for the Moon.  

CRY FOR THE MOON (DEMO) 2003    
                               DOWNLOAD 
  
          Em 2003 a banda lança seu primeiro álbum, The Phantom Agony, que com certeza é um dos melhores da banda, nele destaca-se Cry For the Moon, Run for a Fall, Feint e The Phantom Agony. O álbum contém conta uma forte influência da música árabe, como na faixa Seif al Din. Os vocais são divididos entre Simone Simons e Mark Jansen e uma participação de oito vozes compondo o coral atribui um aspecto grandioso, especialmente na faixa de abertura Adyta, cantada em latim. Neste álbum se destaca a faixa, Façade of Reality que aborda os atentados de 11 de Setembro, e inclui um trecho com declarações de Tony Blair.

     THE PHANTOM AGONY 2003
                              DOWNLOAD

Em 2004, a banda lança dois single, Feint, (janeiro) e Cry for the moon (maio) e lançou o DVD e cd, We Will Take You With Us, que incluía gravações em estúdio de canções do álbum The Phantom Agony, making of, os vídeos musicais de Feint e The Phantom Agony.
 
              FEINT (single) 2004
                        DOWNLOAD
           
 CRY FOR THE MOON (single) 2004    
                         DOWNLOAD

                 WE WILL TAKE YOU WITH US  2004
                                      DOWNLOAD 

       Em  2005 o grupo lança The Score - An Epic Journey, disco composto para um filme chamado "Joyride", produzido em seu país, O Epica compôs um trabalho praticamente todo orquestrado  sem guitarras, baixo ou bateria.

             THE SCORE-AN EPIC JOURNEY 2005
                        DOWNLOAD


No mesmo ano de 2005 é lançado Consign to Oblivion, um álbum baseado na cultura e história Maia , o álbum aumentou consideravelmente a base de fãs contendo11 faixas, destacão-se Solitary Ground, Quietus, Mother of Light, a faixa título Consign to Oblivion  e um dueto com Roy Khan, vocalista do Kamelot  em Trois Vierges.
      
     CONSIGN TO OBLIVION 2005
                         DOWNLOAD

      Ainda no ano de 2005 o Epica lançou dois singles, Solitary Ground e Quietus,este último traz duas versões: a primeira com duas faixas e a segunda com quatro. Além da música-título, Quietus, que também ganhou uma versão vídeo-clipe, o single conta também com as inéditas Linger e Crystal Mountain.

    SOLITARY GROUND (single) 2005
                                 DOWNLOAD
 
                          QUIETUS (single) 2005
                                 DOWNLOAD 

Em 2006, a banda fica sem gravadora após a falência da Transmission Records e ainda entra em uma disputa jurídica para obter os direitos de edição das próprias músicas. No mesmo ano a banda lança o songbook The Road to Paradiso contendo material gravado ao vivo e duas faixas inéditas. Paralelamente, o baterista Jeroen Simons deixa a banda e logo eles anunciam a inclusão de Ariën van Weesenbeek para ocupar a função de baterista.

     THE ROAD TO PARADISO 2006
                         DOWNLOAD

           Em 2007 sai o álbum The Divine Conspiracy produzido por Sascha Paeth,o álbum conta com a participação do convidado Sander Gommans guitarrista do After Forever, com seus vocais guturais em uma das faixas. O grupo garantiu que seria o álbum com o som mais pesado de toda a história da banda. É também o primeiro álbum totalmente conceitual deles: carrega a teoria que "Deus criou as diferentes religiões e as lançou sobre a humanidade para ver se são capazes de encontrar sua verdadeira natureza, realizando com que todas as religiões atualmente são a mesma".
           
    THE DIVINE CONSPIRACY 2007
                        DOWNLOAD

       Em 2008 foi realizado The Classical Conspiracy, um concerto no Miskolc Ice Hall (Hungria) em que tocaram peças clássicas de Mozart, Dvořák, Verdi, Orff, Prokofiev, Grieg e Vivaldi junto a uma orquestra e a um coral, mas seguindo o estilo da própria banda. Também algumas algumas de suas próprias canções foram reescritas especialmente para o evento que no ano de 2009 foi lançado como álbum duplo. 
    
              THE CLASSICAL CONSPIRACY 2009
                         DOWNLOAD
 
       No  final de 2009 foi lançado o álbum Design Your Universe com a temática de que todos estamos ligados a nível subatômico e que podemos influenciar o mundo através dos nossos pensamentos, e continua nele o conceito A New Age Dawns. O trabalho foi bem recebido pelo público e pela crítica sendo considerado por muitos o melhor álbum da banda, Destaques para Unleashed, Martyr Of The Free World, Kingdom Of Heaven, Desconstruct e Design Your Universe. 

                  DESIGN YOUR UNIVERSE 2009
                                      DOWNLOAD


    Neste ano de 2012 saiu Requiem For the Indifferent, lançado pelo respeitado selo Nuclear Blast e produzido por Sascha Paeth.
      Em suas 13 faixas, o disco traz uma visão poética sobre a enorme tensão entre diferentes religiões e culturas, guerras e desastres. As letras discorrem sobre esses temas e sobre a conexão do universo, da terra, da natureza, dos animais e dos seres humanos, com a possibilidade de um novo recomeço para o nosso planeta, bem ao estilo Epica.
    Destaques para as canções Monopoly On Truth, Storm the Sorrow, as belas Deep Water Horizon e Delirium, a arrasadora Serenade Of Self-Destruction, que em seus nove minutos de duração, faz um apanhado de todos os ingredientes que fazem parte do fascinante universo sonoro do Epica. Com certeza um dos melhores discos de metal do ano até aqui.

REQUIEM FOR THE INDIFFERENT 2012
                                                 DOWNLOAD




Gênero:Metal Sinfônico, Metal Progressivo
Ano: 2002 – atualmente
País: Holanda

Compactos:

The Phanton Agony: 2003
Feint:2004
Cry for the Moon: 2004
Solitary Ground: 2005
Quietus: 2005
Never Enoungh: 2007
Chasing the Dragon: 2008
Unleashed: 2009
This Is The Time: 2010




 Integrantes atuais:

  • Simone Simons - vocal
  • Mark Jansen - guitarra e vocal
  • Yves Huts - baixo
  • Coen Janssen - teclado e piano
  • Isaac Delahaye - guitarra
  • Ariën van Weesenbeek - bateria